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Vida Dificil: Processos Metodos Cientificos

terça-feira, 14 de julho de 2009

Processos Metodos Cientificos

Para se desempenhar o papel de educador (professor) é necessária uma rigorosa formação e preparo do profissional. Como formação se entende a instrumentalização técnica ou teórica, através das matérias curriculares do curso médio ou superior concluído pelo mesmo, direccionadas para o ramo específico de ensino escolhido. Tal formação deve continuar mesmo após a conclusão do curso, através de especialização ou extensão, que irão actualizar o conhecimento adquirido, adaptando-o às tendências mais modernas. Como preparação, além do ferra mental técnico já citado, entende-se também o preparo psicológico.
Emocional e a vivência social necessários para lidar com os educandos pois, além de transmitir conhecimento, o educador deve também despertar comportamentos. Tal preparação só se desenvolve na prática, através do exercício, da análise do processo de ensinar aprender. Tomando-se como exemplo o uso da linguagem oral e escrita pelo educador podemos dizer que, além de utilizá-la correctamente é preciso que, juntamente com os conhecimentos técnicos e ofícios ensinados, possibilite ao aluno também se utilizar dela no seu quotidiano de forma eficaz, se aproveitando de todas as vantagens potenciais deste uso. Isso porque, a despeito do que os conhecimentos teóricos adquiridos possam representar em termos de importância no meio profissional e educacional, o domínio da palavra representará muito mais em termos de importância para a prática da cidadania. A inteligência prática é necessária para utilizar as ideias e sua análise de maneira eficiente no dia-a-dia profissional de ensino precisa, ainda, manter-se atento às armadilhas que pode encontrar no exercício da sua função e compreender que mesmo o vocábulo educador, que teoricamente traz no corpo da sua definição todos os elementos necessários para definir o profissional da educação englobando em seu contexto o professor, o monitor, o instrutor, o tutor e o mestre dentre outros -, pode se tornar incompleto. Isto porque, por estar estritamente ligado ao conceito que se tem do processo ensino aprendizagem, basta que o profissional tenha uma visão restrita do processo para, na prática, restringir o próprio significado da palavra educador. Tal fato é o que frequentemente ocorre no quotidiano das nossas instituições de ensino e que necessita urgentemente ser mudado. Por tudo isso, conclui-se a necessidade do educador manter constantemente a coerência entre teoria e prática, tanto durante o seu aprendizado (preparo), quanto na sua relação com o educando, seja em sala de aula ou fora dela.Por isso é importante aliar a prática à teoria para se poder obter um óptimo desempenho não só a nível profissional mas também pessoal para o bom desenvolvimento das capacidades individuais de cada um.

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